quarta-feira, 22 de julho de 2020

Dervixe, uma experiência por rasura





I

o eco dos grandes descampados
solares
                    meu corpo matéria
em fogo
uma língua 
                   invisível
girafas
               outras geometrias
poros excitados como cabeças de alfinetes
em água a ferver


II

os azulejos
                  descem pelas fachadas
dando às ruas a paixão das iluminuras
uma ramagem de  alecrim
deitada na nossa conversa
quando os dias  pequenos do Inverno
acendem rumores em  fuga
fazia lembrar uma embarcação
no mar alto
                  um adágio a capella


III

um bonsai
                de folhas vermelhas
                                               em sangue
um bago de arroz
representa o homem diante de deus
                   o mundo em mutação
                   sinal decisivo
                   a memória
                   o seu raio verde
                   o fruto da lentidão


IV

a chuva tinha transformado o dia
num espesso aquário
os vidros escorriam
                               aquelas vozes
o rumor
             a desistir
um ponto a meio do quadro
                                            como a água
entre pedregulhos e musgos
                                            em sorvedouro
sentia-me num comboio desgovernado
                                                                a descarrilar

V

a silhueta aparecia
                             entre
                                    veludo
subia as escadas
                           para apoiar as mãos
a errar todas as máquinas em movimento
ficava a contemplá-la no cadeirão

todos os dias corto
                             ao meio 
                                        os pensamentos
um modo de depuração

sou uma máquina que contagia
                                                  o equilíbrio
para cortar ao meio
                              a memória

VI

ela sorria
             através do ritmo
                                     do vento
era morena
                 com o sotaque
                       dos nautas
os lábios uma baía
as pernas
              inércia
o nome revelado
                        no coração da tempestade

VII

passei a acomodar os livros
pela ordem dos anos
as estantes ditaram a sua forma
                                                  solitária
um convite à memória
à suspensão do tempo

no meio uma árvore carregada de ameixas
                                                   um alívio enorme
o céu breve
                 como nunca
                                   seguia preso
um vulto atravessou o asfalto
era ela
          uma simples aura
          aos solavancos
uma morfologia vagabunda
                                          labirinto de ramos
                                          nós
                                          no gradeamento
                                          do quarto
                                          ali de pé
o vestido que ondulava

VIII

como uma maré-cheia de luz
                                          ia abrindo
                                          os braços
no avesso da corrente
não era deste mundo
                                 acordei
colocando a mão na grande Fénix
renascendo depois
                             das cinzas
a pequenez do homem diante do infinito
                                        uma promessa
                                        com três mãos
o pequeno almoço caiu no chão
como um trapo

IX

a gesticular no anfiteatro
qualquer caderno servia de leque
sensual
naquela posição eu me dava a ver
                                como maestro
pedaços de realidade 
a força de um reiniciar amoroso:
"encontrar"!
"amparar no regaço"
o exemplo de Kandinsky

X


íamos pelo passeio como
se fossemos de mão dada
                                        nossos corpos sedentos
a enfrentar aquele vazio do dia-a-dia
uma amnésia a dois
                                os corpos
                                sedentos
a primeira vez inscrita
                                  na boca
                                  de um oráculo
duas nuvens que o Tejo torna única




XI

ao largo da fábrica de café
uma porta
               um quarto minúsculo
               frinchas leves
               brilhos eram sinais
o cheiro coagulava o tempo

a cidade voltou a ver-nos
a mastigar palavras
a embalar as árvores
negras e ramagens
de cedros

XII

entrei no anfiteatro de gabardine
                                um pierrot
                                entre relâmpagos
                                girafas nas cornijas
frase sim frase não
embarcação possuída por remadores 
                                           loucos
nessa manhã de chuva
                                     o mundo estremeceu


XIII

um actor faz do corpo um fio-de-prumo
que se vai transformando em dicção
um pescador pesca com as mãos

esta pedagogia deambulante
não era capaz de habitar num
espaço fechado

o que mais detesto é o horror
                                   à corporalidade
                                   ao suor
                                   às fibras
                                   aos nervos
                                   às seivas
                                   às cópulas
                                   aos diabinhos de volúpia
                                   aos pajens de linfa
                                   aos valetes de aguadilha
XIV

o tempo comeu as palavras
deixo-me fotografar
                              com pose de 
                               Edgar Allan Poe
                               numa cabine no metro
arrumei o nome dela 
para sempre
na caixa de bolachas Maria
um estigma de desejo
                                  plano inclinado
                                  onde me movo
                                  com o diafragma aberto
                                  um mapa da cidade
nessa noite voltei a fumar
precisava de um prazer
na varanda 
entre o breu da noite inacabada
coloquei o cigarro na boca
                                          o tempo que vivemos 
                                          é sempre o mesmo

XV

uma aurora boreal tomara conta da noite
ouvi a vizinha
                    descer 
                              as escadas
com os tamancos de madeira
atravessou a praceta
                                 matraqueando os ladrilhos
                                 de calcário
rodou o pescoço de cisne
e olhou-me de frente
fiquei com a caneca a balançar
                                   entre as mãos
                                   perdido no Mar do Norte
como se alguém tivesse inventado 
a escrita literária no interior do esófago
                                    a curva do túnel

XVI
caminhava sobre carris
                                    desenhados a dedo sobre o pó
suava
        aqui era o mundo feito de letras
numa cegueira total
na penúltima estação vi-a
uma mancha rosa
uma promessa
transfusão de todo o corpo

pessoas são labirintos
círculos inscritos em quadrados
tochas de cor a rodar
sombras dentro de uma lanterna mágica
a tempestade é sempre uma pergunta


XVIII

sobre a mesa da casa de jantar
a bola 
           ria
              durante as horas do dia
seguia-a como um gato
olhos mitigando o infinito
                                       o gelo do tempo
Cesário Verde tinha uma meia de vidro
na cabeça
               o seu teatro de espectros
como se cuidasse da Lua


XIX

aquele ritual segundo o qual
                                    caíamos em nós
verdadeiramente
avançando os nossos vultos
como duas linhas de penumbra 
que acasalam forças
                                jogo de morosidades
aliviados e desfeitos
tesão
enquanto ela
                    abraçando-se a mim
assaltava o alecrim
em silêncio sem Nietzsche
figuras conduzidas pelo sol
                                    adágio sem retorno
vivíamos para deixar de ser


XX

nevava nas nossas abelhas
             no nosso mel
                                  escorria
                                              sobre a barriga
                                              sobre os mamilos
                                               sobre o rosto
e eu
      muito devagarinho
                                    ia avançando
                                                           com o corpo
a imitar um bicho-de-conta
uma centopeia
um flamingo
a brincar com o amor





XXI

 Edgar Allan Poe era
                                o fadista simbólico
Alexandre da Macedónia era
                                 o D. Sebastião universal

a amputação alimenta 
                                  as suas incisões
                                  através da tristeza
decidi fotografar-me no metro
solidificar a memória
                                o amor perdido
                                 os flashes: doce fuzilamento
deixei crescer o bigode
                                  daguerreótipo com três dimensões


XXII

Eva impelida pelo vento
                              levava pelos ares
                              a planta da cidade
uma bandeira
                               a procura da verdade total

subi ao terceiro andar para cumprimentar as trepadeiras
uma borboleta de prata
caía em jeito de duplo arco-íris
                                                    verdade de acrobata
vaivém de miragens talvez a vizinha
fosse a serpente
assoprando 
                  manipulando
a arte do fole
os nossos olhares tocaram-se como relâmpago


XXIII

os cartazes há muito rasgados
                                  crescem sem piedade
à última estação do metro
no vidro fosco dos túneis
agulhas sobrepostas
dois relógios de parede
um homem uma carruagem
fato-de-macaco azul
dedeiras alaranjadas
                                 cara manchada de fuligem
investigava os divórcios de Kandinsky
como se fosse uma zebra
toda a sua energia de jovem
                                   um fôlego notável
a mulher diante de mim perdeu
o fato de banho
                          uma urgência em mãos
"acha que posso ajudá-la a encontrar
aquilo que perdeu?"

a sintonia é um fio de seda muito frágil



XXIV

na pastelaria o espelho
um vulcão
                 cada tique
                                 uma outra face
ela desatava a girar
                               sobre o seu próprio eixo
um planeta à procura do sol
no cinema o Azul, de Kieslowski
Alain Delon era um cão agastado
                                                    com o cosmos
enquanto a bola de sabão crescia
fez splash
               como se fugisse de mim


XXV

ela crocitava como um corvo
o vento assobiava como o alfabeto

o amor é uma ostra
a boca do metro revelou-me
                                            histórias devastadoras
a canção gravada numa cassete BASF
percorrida por corpos que se entregam
corresponde a uma viagem
num tempo sem início
                                  num tempo sem fim
"Morríamos juntos"
suspendendo o ser 
                              antecedendo o nó
passámos às rochas do Guincho
na tentação do desequilíbrio
os faróis dos automóveis batiam-nos 
a saia branca e vermelha
                                        a experimentar furiosamente
                                        (a ilusão de)
                                         um tempo sem fim


XXVI

a chuva preenchia o espaço todo
uma intuição líquida
o Allan Poe fotografado por Brady
lenço enrolado ao pescoço
a forma do nariz sobre o bigode
as olheiras
descobri ao fotografar-me
                                        o meu segundo nascimento
                                         vingar o que perdi


XXVII

a mudança de casa é uma forma de cicatrizar
                                                                       por milagre
a saudade germina nesse movimento
Destino: a palavra 
                            cai
                                em si
                                        clarão
perseguimo-lo como uma luz violenta
                                                           triste shadda
um papagaio que fazia batota
uma bela flor de mil pétalas

caminhava para assaltar a minha Tróia
                                                             uma catapulta
cara a cara com a esfinge de Gizé
pernas vergadas
                          um parafuso
tronco solto
                  folha de papel vegetal
uma clarabóia dos diabos
dois abrolhos entre amores proibidos


XXVIII

eu retirava a minha máscara
a senhora retirava a sua
ficávamos nus
um na frente do outro
" por aqui?"
um rio de paz 
com tanta fé no olhar
                                no meio do frenesim


XXIX

ela tirou o pé do sapato
fiquei a devorar o tarso
as linhas de cada dedo
                                    a melodia do metatarso
levantava a curva do calcanhar
acariciava o outro lado do mundo
a luz violeta-lilás
                          inundou com raro brilho
                                                               o tornozelo
a pele dava a ver
                           as artérias
rios secretos
lagoas interiores
falanges ingeridas uma a uma
                                               água da fonte
                                               de Castália de Delfos
pensar nos nervos 
                            do dorso 
                                         daquele pé


XXX

E o fim da tarde fez-se noite
já não nos bastava o gás ou a queda
                                                           livre
procurávamos o abismo
                                      as falésias
                                                      o limite
                                                             "morrer juntos"
os braços guindastes soberbos
                                                 um dervixe




XXXI

tão bem construída
                              a minha personagem
entre quimeras e teatro barato
com as maquilhagens a desfazerem-se 
na ficha técnica
montagem alternada
no grande plano 
                         o rosto imobiliza a luz
                         um cachecol vermelho


XXXII

do baú saiu
                   mola invisível
                   aquele suspiro
                   faúlhas a brilhar na escuridão
                   um lacinho
                   gatinhos amarelos a fumar boquilha
                   material de graxa
                   a ramagem de alecrim
                   as nossas florestas negras
                   o perfume da saia rodada


XXXIII

a fera estava à beira do rio para dar vazão aos instintos
                                                                      o seu transe
através dos ramos da buganvília
como dois macacos felizes 
                                          era íngreme a nossa voz
numa manhã de cata-ventos
o ar salpicado de tinta vermelha, azul e amarela


XXXIV

como parte do meu corpo
                                        uma espuma a desfazer-se
pingos de sangue sobre o gesso
luz na penumbra gelada
um fado em convulsão silenciosa

num café virado para o rio
                                          a tarde entrou pela água
a cidade deslizou
                           revirando raízes
toda a cidade abatia diante de nós
o amor é uma dissolução


XXXV

fi-la sorrir como uma bruxa
                                          ouvi-a respirar
a intensidade aumentava 
                                       uma pausa
                                                        o ritmo decrescia
ponte entre a 
                    inspiração e a expiração
deitar-me naquele fôlego
as estrelas cresciam no céu
cada vez mais Poe
                             fado profundo
um pato negro de sentinela


XXXVI

as nuvens enclausuravam a cidade
os ventos contrários ateavam a superfície
sobrava o meu corpo
                                resíduo da noite
                                                         marinheiro de chapéu
o leiteiro quebrou este limbo
os meninos encheram o parque infantil
a caixa de areia da noite
                                      um cometa retangular
o corpo a enrolar-se 
                               nos círculos de Kandinsky
com o cigarro na boca
                                  com o mapa da existência mais vazio


XXXVII

um pinguim das Galápagos
rematava as palavras 
                                 contra a escuridão
as cegonhas tinham desaparecido
um réptil sem cabeça
                                 a olhar uma das suas cidades aéreas
o menino ginete encheu-se de livros
fragmentos marcados a vermelho
"Gnaisse"
                                  um tratado por revelar


XXXVIII

na carcaça do Fiat 600
cresceu um arbusto onde se rasgaram as memórias
o relógio da igreja permanece estático
                                                            um tempo que pastoreia
                                                            o breviário da voz
a incandescência
                          aquela parte da vida 
                          arrebatamento
bastará espreitar pelo buraquinho da porta
                                                  os dois juntos
                                                                     
nalguma parte do mundo
                   















Sem comentários:

Enviar um comentário