sábado, 14 de maio de 2016

Coisas com bichos





Fico perplexa com a reação de algumas pessoas à mudança do regime jurídico que costumava considerar animais como coisas. Parece que há quem tenha apanhado um susto e reaja com um certo terror. Mas será que ainda não tinham desconfiado que os animais não eram coisas? Nem uma suspeiçãozinha pequena, uma pulguinha a trás da orelha, nada? 
Esta reação remete-me para a época vitoriana, quando o Charles Darwin apresentou o seu "A Origem das Espécies". Também aí elas e eles se passaram completamente pensando que a sua humanidade iria ser rebaixada ao nível dos macacos. Elas com medo que lhes desatasse a crescer o buço e eles em pânico de ficarem com as costas felpudas como o Tony Ramos.
Faz-nos falta, talvez, um batalhão de Carls Sagans que venham explicar em programas de televisão o quão fabulosa e única é a nossa espécie, aqui neste pequeno ponto azul, na periferia do Universo. Como é belo o nosso código genético e excitante é a nossa História ao longo de milhões e milhões de anos no Planeta. Para que não nos sintamos diminuídos quando tentamos dar às outras espécies, especialmente às que nos estão mais próximas, e que partilham connosco esta imensa Casa, uma vida melhor.
Faz-nos falta um pouco mais de autoestima, um pouco mais de confiança. E combater este absurdo medo de sermos ultrapassados em direitos por outrem.

Sem comentários:

Enviar um comentário