segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Depois das Eleições




Lembro-me do dia seguinte ao sufrágio que conduziu o Mário Soares à presidência da república pela primeira vez. Tinha dezasseis ou dezassete anos e ainda não podia votar mas aquela foi a eleição da minha vida. Nunca mais voltaria a viver de modo tão intenso uma campanha e um acto eleitoral.
Pois nesse dia, na escola, numa aula de Matemática, com uma professora que tinha sido freira, pelo menos era o boato que circulava, o ambiente era de cortar à faca. “A Democracia é uma coisa muito estúpida!” disse ela virada para a turma, com os olhos chispando de raiva. Olhava para ela, estarrecida, tentado manter a compostura pois sabia que ela falava para mim.
Meses antes, naquela mesma aula da manhã de segunda-feira, tinha havido festa quando o Freitas do Amaral passava à 2ª volta com larga margem e o Mário Soares passava à rasquinha.
Em pleno período de aprendizagem da disciplina de Matemática, alunos e alunas, sob o olhar orgulhoso e feliz da professora, abraçavam-se efusivamente, dando vivas e alvíssaras.
E agora tudo tinha ido por água abaixo. Naquele tempo tinha acabado de perceber a diferença entre Esquerda e Direita. Para surpresa minha estava num liceu maioritariamente frequentado por filhos de gente de Direita. As meninas usavam todas os mesmos casacos de fazenda verde seco, giríssimos, como se sentissem uma necessidade de serem uniformizadas. E elas e eles colavam nas roupas os autocolantes do seu candidato, o candidato da Direita. Eu observava, isolada, calada, a festa dos outros. Todos os jovens, mesmo os não votantes, iam aos comícios, e prolongavam-nos no recinto escolar. Era talvez a febre da descoberta da livre escolha dos nossos destinos, uma paixão política que talvez só seja possível na idade da inocência.
Um dia uma rapariga de outra turma, que conhecia só de vista, apareceu com um autocolante do Mário Soares, que dizia apenas Soares é fixe, com uma bola redonda amarela com um sorriso. Parecia um ícone do Facebook. Foi um escândalo. Senti-me tão inspirada pelo gesto heróico daquela colega que resolvi, no dia seguinte, colar um também. O olhar da turma era fulminante mas o da minha professora de Matemática era aterrador. Nunca mais gostou de mim. Depois daquilo que ela considerou uma derrota pessoal, passou a tomar-me de ponta. Insultou a Democracia e achava que eu era parte do grupo dos tais estúpidos que deram a maioria a um presidente de Esquerda.
Mas a Democracia não é a vitória dos espertos contra os estúpidos nem o seu contrário.
Se ela pudesse prever o futuro naquela época, veria que o seu candidato nem era assim tão mais à Direita do meu. Eu veria que o meu candidato não assim tão mais à Esquerda do candidato da minha professora de Matemática.
Enquanto houver Democracia podemos acreditar, apenas, que ganha a maioria e que, haja o que houver, passados quatro anos, existe uma hipótese de tudo poder voltar a entrar nos eixos. Se a maioria assim o quiser.
E isso é tudo menos estúpido.

3 comentários:

  1. Também recordo, com alguma ironia, o dia em que as colegas da aula de dança da minha filha mais nova, terem saído da sala alvoroçadas, a meio da aula, para irem com as mães e os pais (leia-se tias e tios) ao comício do FA e a minha impávida e serena permaneceu na sala à espera que a professora, que também queria ir ao dito comício, desse a aula por finda.
    Eu esperava no carro por ela e diverti-me muito porque já estava a adivinhar a cena.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se deve deitar foguetes antes da festa. É sempre útil aprender com os erros dos outros pois não iremos ter tempo de os cometer a todos.

      Eliminar